Páginas

domingo, 30 de agosto de 2009

O meu jardim à noite

Um destes dias, passou-me pela cabeça, a ideia de colocar iluminação no jardim de ervas.

Fazia questão, quer pelo cuidado com o meio ambiente, quer pela despesa em electricidade, que fosse com o aproveitamento da energia solar. Pesquisei, perguntei, estudei e concluí que com o que havia disponível no mercado iria gastar uma pipa de massa para colocar essa ideia em prática. Excluindo aquelas luzes solares tipo tocha, à venda nos armazéns de bricolage, que não resultam neste tipo de jardins, são muito altas e se colocadas no solo, o painel solar não capta energia suficiente e além disso as pilhas recarregáveis que habitualmente acompanham estes torcheiros mantêm a eficiência durante pouco tempo, Encontrei, também, coisas muito boas, mas custavam mais de 100 euros cada e isso iria tornar impossível rentabilizar o aproveitamento solar (nem em 20 anos o jardim consumiria tal valor em electricidade fornecida pela EDP).

Bem, vou ter de fazer eu mesmo a coisa toda, precisava de: suportes para as lâmpadas, baterias, painel solar, fio, terminais e lâmpadas.

Mais pesquisas, mais perguntas… e deram-me 3 baterias pequenas de 12 volts e 7 amperes, tinha o cabo necessário cá em casa, deram-me os terminais para fazer as ligações, fui a uma loja dos chineses e comprei uns suportes porreiros (que pintei de preto) por uns simpáticos 2 euros já com uma lâmpada de halogéneo “e tudo” (impressionante), entretanto, mandei vir pelo e-bay o painel solar, por menos de 50 euros, com transporte incluído (cá, o mais barato que encontrei custava 90 euros), faltavam apenas as lâmpadas, mais pesquisas e concluí que para a energia que iria obter do painel solar e armazenar nas baterias não daria para halogéneo, tinha de usar lâmpadas de leds, mais uma volta pelos armazéns de bricolage do costume, e, lâmpadas de 12 Volts nem sinal. Voltei à loja dos chineses, onde havia (claro, têm de tudo… ehehhehe), comprei lâmpadas com 30 leds (o que é demasiada luz para o que pretendia, o ideal seria de 21 leds) a 5,5 euros, o que é significativo dado que precisava de 8, mas como duram, supostamente, 50.000 horas, esse custo será diluído no tempo.

Ainda não tenho painel solar, mas já instalei tudo e como as baterias ainda tinham carga, experimentei e o resultado é o que está na foto abaixo.

Sem comentários:

...Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que acha deste blog?