Páginas

domingo, 23 de agosto de 2009

Rosmarinus - Alecrim

Alecrim (Género Rosmarinus)

Planta autóctone de Portugal, pertencente à família das labíadas e utilizada desde longa data como planta medicinal com utilização culinária e ornamental.
O seu nome vulgar em português tem origem no árabe (Ikleel al-Jabal) que significa coroa das montanhas. A origem do nome rosmarinus (do latim ros – orvalho, marinus - do mar) virá possivelmente do facto da cor das suas flores lembrarem a cor do mar ou por ser cultivado perto do mar.
Existe um sem número de variedades de porte erecto, semiprostrado ou prostrado, com flores que vão do branco até ao azul escuro, passando também pelo cor de rosa.
Além da utilização como planta ornamental o alecrim é hoje utilizado culinariamente e na medicina alternativa.

Aplicações culinárias
Fresco (preferencialmente) ou seco, é apreciado na preparação de aves, caça, carne de porco, salsichas e batatas assadas. Na Itália é utilizado em assados de carneiro, cabrito e vitela. Em churrascos, recomenda-se espalhar um bom punhado sobre as brasas do carvão aceso, perfumando assim a carne e difundindo um agradável aroma no ambiente. Pode ser utilizado ainda em sopas e molhos.


Aplicações medicinais
Flôr do Alecrim. A medicina popular recomenda o alecrim como um estimulante para todas as pessoas atacadas de debilidade, sendo empregado também para combater as febres intermitentes e a febre tifóide.
Uma tosse pertinaz desaparecerá com infusões de alecrim, que também se recomendam a todas as pessoas cujo estômago seja preguiçoso para digerir.
Também apresenta propriedades carminativas, emenagogas, desinfectantes e aromáticas.
Uma infusão de alecrim faz-se com 4 gramas de folhas por uma chávena de água a ferver. Toma-se depois das refeições.

Dimensão: variam entre os 10 cm de altura e os 2 metros de altura, consoante a espécie.

Exigências:
O alecrim cresce espontaneamente em solos calcários pobres e secos, em locais ensolarados e bem drenados. Aceita no entanto outros tipos de solos mas torna-se mais sensível a doenças. Os lugares sombrios também não são adequados, ficando as plantas mais sujeitas a doenças.

Utilização no jardim: podem ser usados como sebes, como cobertura do solo ou em vasos...

Manutenção: algumas variedades devem ser podadas regularmente para manter uma forma regular e compacta, a poda primaveril após a floração permite um crescimento rápido antes da dormência do Verão. Não deve ser regado no Verão (a menos que esteja em vaso ou ainda não esteja estabelecido),porque aumenta o risco de doenças.

Variedades:
Rosmarinus officinalis; Rosmarinus officinalis albiflora; Rosmarinus officinalis aureus; Rosmarinus officinalis Boule; Rosmarinus officinalis Blue Lagoon; Rosmarinus officinalis Capri; Rosmarinus officinalis Corsican Blue; Rosmarinus officinalis Fota Blue; Rosmarinus officinalis Haifa; Rosmarinus officinalis Majorcan Pink; Rosmarinus officinalis Miss Jessup’s Upright; Rosmarinus officinalis pyramidalis; Rosmarinus officinalis Severn Sea; Rosmarinus officinalis Sissinghurst Blue; Rosmarinus officinalis Tuscan Blue, etc.

Fontes: wiki, www.viveirodosrosmaninhos.com

Sem comentários:

...Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que acha deste blog?