Páginas

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Tomilho zygis

Este tomilho é o meu exemplar mais antigo, tem quase 3 anos, como prenda fiz-lhe uma carapinha, acho que ele gostou. :)


5 comentários:

João Carlos disse...

Olá João....
Este tomilho existe em estado selvagem na zona onde moro (Seixal - margem Sul do Tejo). Existem exemplares muito velhos com mais de 1 metro de altura. Na Primavera cobrem-se de uma magnifica floração branca. Há quem lhe chame Tomilhinho, Sal Purinho, Azeitoneiro, (esta designação deve estar ligada ao facto desta planta ser usada em certas comunidades rurais para curtir a azeitona).
Existe, em estado selvagem, um outro tomilho, o Thymus villosus (tomilho viloso ou tomilho cabeçudo porque apresenta, antes da floração botões florais de grande porte semelhantes a cabeças). Dá também uma floração lilás muito vistosa.
Do Tomilho zygis, penso fazer uma experiência de produção de biopesticida no inicio do próximo. ano. Vamos a ver o que dá...

Um abraço

João Gomes disse...

Olá João Carlos
Não fazia ideia de que podia atingir 1 metro de altura, espantoso. Gostaria muito que este também lá chegasse, ehhehe.
Que experiência é essa de bio pesticida, fiquei curioso.
Obrigado

Abraço

João Carlos disse...

Boa dia João...
Na verdade existem "plantas para curar plantas".
Há plantas com características, que - mediante certos procedimentos muito simples - possibilitam a produção de pesticidas biológicos e nutrientes biológicos. Estão neste caso a urtiga, o feto silvestre tão comum nas margens dos nossos ribeiros e vales abrigados, a hera, o sabugueiro, a salva, a cavalinha, e muitas outras. As vantagens destes produtos biológicos são óbvias. Não têm qualquer efeito nocivo tanto para a planta como para o meio ambiente. No meu jardim deixei de usar adubos e pesticidas químicos. Até as árvores de fruto são tratadas com eles. Se quiser posso deixar uma dica como se faz...

Um abraço

João Gomes disse...

Isso era óptimo, eu não uso químicos nas minhas plantas e essas informações são sempre úteis.
Obrigado
Abraço

BIA disse...

Boa! Eu já uso esse tipo de tratamento com as urtigas há vários anos nas roseiras e no limoeiro de minha casa. Este ano, desde que adquiri o Matinho, "lavei" o piolho das romãs e o formigo, com sabonária de sabão azul e branco do bolhão. É muito eficaz. Comprei óleo de Nim que vem da India e é bastante caro.

Gosto destas dicas. O rosmaninho é muito bom também.

BIA

...Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que acha deste blog?