Páginas

terça-feira, 24 de julho de 2012

Comer Courgette

A courgette ou zuchini (Cucurbita pepo) é um vegetal da família das abóboras, é uma rica fonte de cálcio, ferro, potássio, fósforo, vitaminas A e C.  Existem de várias cores, verde, acastanhadas ou amarelas, podem atingir até 1 metro de comprimento e ter várias formas diferentes, estão divididas em em duas categorias, as rasteiras e as trepadeiras e blablabla. 
Poderia estar aqui a caracterizar as várias variedades que existem, como se comportam e do que necessitam, mas isso encontra-se em qualquer busca no google, o fundamento  deste post é como conseguir courgettes frequentes e saborosas e como cozinhá-las. 
Neste momento tenho 5 pés de courgette verde de Milão, e, uma coisa que aprendi o ano passado é que não as devo deixar crescer muito, apanho-as no máximo com 30-40 cm de comprimento e habitualmente a planta já tem mais frutos mais pequenos que se desenvolvem rapidamente a seguir, por experiência sei que se as deixar crescer muito, a planta deve pensar que não quero mais e diminui a produção, além de que se ficarem muito grandes só são boas para a sopa, ficam cheias de sementes no meio. 




Desde que começaram  a produzir que tenho no mínimo uma courgette dia sim dia não e na maior parte dos dias é 1 por dia, o que coloca uma questão, como consumir tanta courgette?
Dou bastantes, mas mesmo assim ainda ficam muitas para comermos, e numa família de 3 pessoas tivemos de inventar maneiras de cozinhar a courgette, começámos por grelhar só com ervas (tomilhos, oregãos, etc), não era mau, a seguir evoluímos para grelhá-las com mozarella em fios e ficavam mais interessantes, depois acrescentámos também fatias de presunto e queijo de cabra e a coisa tornou-se um rico petisco, ficam realmente deliciosas e são muito simples de fazer. É só cortá-las longitudinalmente em fatias de 1 cm de espessura e pôr na grelha, quando o lado virado para baixo está grelhado, vira-se, instala-se então uma fatia de presunto ao longo da "posta" de courgette, espalha-se mozarella em fios por cima do presunto e coloca-se ainda o queijo de cabra em 3 ou 4 pontos por cima do mozarella, o resultado é brilhante, o queijo de cabra combina muito bem com a courgette e tudo isto combina muito bem com um bom vinho tinto.

Outra variante que criámos foi "spaghetti" de courgette e é delicioso. Passo a explicar.
Com uma mandolina fazem-se os fios de courgette, o mais compridos possível, de forma a ficarem tipo spaghetti, num Wok deita-se 2 colheres de sopa de azeite, quando este estiver bem quente deita-se 1 alho pequeno picado, 2 ou 3 chalotas e deixa-se escaldar uns 1 ou 2 minutos, junta-se molho de soja, molho de ostra (ou de peixe) e molho inglês e colocam-se os fios de courgette neste molho, deixar cozinhar em lume médio e ir mexendo sem desfazer a courgette durante alguns minutos e desligar o lume quando estiver cozinhado, deixar repousar 1 ou 2 minutos e está pronto para comer. 
Bom apetite.
"spaghetti" de courgette com fios de queijo de cabra por cima.

6 comentários:

Unknown disse...

As suas receitas sempre parecem mais apetitosas que o bolo de courgette, que eu fiz!!!Não estava mau, mas tem de comer fresquinho!!
http://flowersandpplants.blogspot.pt/2012/07/bolo-de-courgette.html

Lilá(s) disse...

Boa! adoro este tipo de receitas, também vou tendo umas courgetes...vou copiar.
Bjs

Unknown disse...

Olá Rosa
Estive a ver a sua receita, parece bom, mas o que quer dizer com comer fresquinho, logo a seguir a ser feito ou depois de pôr no frio?
Cumprimentos
João

Unknown disse...

Olá Lilá(s)
Experimente, vai gostar, aposto.
bjs
João

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

João, fresquinha, de frio mesmo, colocar no frigorífico umas horas antes de comer , fica tipo queijada.. eu gostei...mas teve de ser assim. porque ao natural fica um pouco enjoativo.javascript:void(0)

...Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que acha deste blog?