Páginas

terça-feira, 10 de julho de 2012

Fotos actuais da horta

Tomateiros
Tomateiros
Tomateiros
Tomateiros
Milho mini pop
Kohlrabi
Funcho
Funcho
Alcachofra, maracujá e framboesa
Rúcula, alfaces e manjericão
Pepino abundância
Pepino Srmenska
Favas (de verão)
Alhos de verão
Alhos de verão
Pimentos Picantes
Courgette verde de milão

9 comentários:

Wolf disse...

Parabéns João Gomes pela sua horta. Encontrei o seu blog numa pesquisa que fiz hoje. Gostei bastante do que vi, quer da terra bem tratada, quer das formas utilizadas no cultivo e nos métodos para apoiar os legumes, nomeadamente tomates e pimentos. No caso dos pimentos, uma vez que tenho algumas variedades (verde, vermelho e padrão) vou utilizar a sua técnica de estacar com canas de bambú. A técnica é excelente, criando uma espécie de "cone", com apoios intermédios. Para o piri-piri irei fazer o mesmo. Se me permite a pergunta, onde costuma encontrar as canas de bambú mais grossas que utiliza para estacar os tomateiros? Sou um principiante na arte de cultivar a terra, mas considero-me já um entusiasta do cultivo, pois adoro passar horas a tratar da minha pequena horta e como percebo pouco, também passo muito tempo a fazer pesquisas para aprender um pouco sobre a arte. Cumprimentos. Emanuel Lobo

Unknown disse...

Boa noite João,

Está tudo muito bom, fico contente por si, vejo que na foto numero 4 tb teve o mesmo problema que eu este ano, pois perdi muitas flores nos tomateiros coisa que não é normal!
Depois vou querer sementes dessas qualidades de pepinos!

Um abraço

Unknown disse...

Viva Emanuel Lobo, obrigado pelo seu comentário.
As canas mais grossas comprei no Leroy Merlin, não são baratas mas duram muitos anos se forem bem tratadas e ficam mais bonitas porque são todas mais ou menos iguais.
Cumprimentos
João

Unknown disse...

Viva Rui.
Obrigado, a coisa até não está correr mal, comecei cedo e acho que foi a minha sorte, apanhei aquelas 2 semanas de calor e a coisa desenvolveu-se, mas este tempo das últimas semanas está a começar a fazer estragos.
Nos tomateiros, aconteceu praticamente o mesmo a todos, de cada galho de flores apenas ficaram 3 a 5 tomates, dependendo da variedade.
Os que se estão a safar melhor em termos de quantidade e tamanho são as variedades Russas e o Chianti rosa (que tem tomates enormes, os maiores do meu tomatal).
Conta com as sementes dos pepinos, estas variedades também são russas, já produzem desde o fim do mês passado e são muito saborosos, uma bela oferta que me fizeram.
E na tua horta como vão as coisas, manda lá umas fotos para eu ver, sff.
Abraço
João

Anónimo disse...

Olá João,

Após o comentário sobre as favas de verão a curiosidade não me larga e agora vi na foto como estão lindas!!
Mas já agora, como se chama essa variedade e onde será que posso adquirir? É que fiquei mesmo com vontade de também experimentar...
Um abraço

Jardineiro do Rei disse...

Boa tarde João.
A sua horta está magnífica. Eu não consigo ter ordem nas minhas plantas aromáticas. Fica tudo em estado selvagem, mas acho magnifico o perfume de mil variedades principalmente ao fim da tarde quando os óleos voláteis, por efeito do calor do dia,fazem sobressair o perfume.
No seu post anterior encontrei eu a solução para o problema da podridão apical do tomate. Obrigado pela dica!
Um abraço
joão

Unknown disse...

Viva Plantas do Farol
A variedade das favas é: Fava Karmazyn e mandei vir da inglaterra, mais concretamente da Dobies
http://www.dobies.co.uk/Garden/Vegetables/What+Veg+to+Plant+in/March+Veg+Planting/Broad+Bean+Karmazyn+Seeds_430839.htm
numa promoção custaram-me 85 centimos.
Só vale a pena mandar vir se comprarmos mais sementes para diluir os custos do transporte, as sementes de fava como são grandes são muito mais pesadas que a maioria das sementes.
Mas, há sempre um mas, eu não recomendo nada esta marca, de todas as marcas inglesas que já comprei até agora é a única em que a taxa de sucesso de germinação é muito baixa (não foi o caso destas favas), até ando para lhes enviar um mail a queixar-me, comprei umas 20 coisas diferentes e algumas não nasceram.
Há também nestes sites:
http://www.suttons.co.uk/Gardening/Vegetables/Vegetable+Seeds/Bean+Broad+Karmazyn+Seeds_194112.htm

http://www.plantmenow.co.uk/ve-broad-bean-karmazyn.aspx

Infelizmente não lhe posso dizer que lhe posso enviar sementes porque tenho tão poucas faveiras que poucas sementes hão-de gerar, quem sabe para o ano consigo ter sementes em quantidade.
Espero ter sido útil.
Cumprimentos

João

Anónimo disse...

João, ajudou e muito!! A sua explicação fui bastante esclarecedora e completa.
Obrigado e continuação de boas culturas!
Um abraço

Lilá(s) disse...

Ena, o que eu posso aprender por aqui! não sabia que o funcho se dava bem no nosso clima, consegue-se por semente ou planta!
Bjs

...Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que acha deste blog?