Páginas

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Importante fonte de vitaminas - o Kiwi

Em Fevereiro de 2013 deram-me, gentilmente, umas estacas de kiwi, machos e fêmeas, resolvi tentar a sorte para ver se ganhavam raíz.

Estiveram de molho em água durante 3 dias, depois coloquei-as em vasos com substrato que mantive sempre húmido e longe da luz solar directa.

Em Março começaram a rebentar! Neste momento tenho já 5 fêmeas e 1 macho com folhas, como se pode ver pelas fotos.

Se tudo continuar a correr bem irei plantá-los em local definitivo no próximo inverno, até lá não lhes posso mexer, as raízes devem estar muito fininhas e sensíveis à mínima alteração.
Só tenho pena de não saber que variedade são, tentarei mais tarde identificá-los mas sei que são grandes e saborosos, que já os provei.

Algumas informações nutricionais sobre o kiwi: 
- Tem o dobro da vitamina C da laranja. 
- Contém magnésio, um nutriente muito importante para o sistema cardio-vascular.
- É uma boa fonte de fibra.
- Tem uma elevada concentração de vitamina E. 
- Comparativamente com a maçã, o kiwi é 4 vezes mais rico em potássio; 4 vezes mais rico em fósforo; 10 vezes mais rico em cálcio e 5 vezes mais rico em ferro.






4 comentários:

Unknown disse...

João aqui na minha horta elas nascem de sementes que vêm da remada do visinho, acho eu pois não vejo outra explicação para nascerem tantos pés de Kiwi espalhados pela horta!

Unknown disse...

Boas. As primeiras três fotos são de kiwi fêmea? Tenho um kiwi mas nunca deu fruto e não sei se é macho ou fêmea. Poderia me ajudar a distinguir?
Cpts.
André Machado

Unknown disse...

Boas André

Eu também não os consigo distinguir, só sei quem é quem porque lhes pus uma marca, mas noto que os botões do macho são mais vermelhos que os das fêmeas.
Mas não lhe confirmo isso.
Sei é que precisa de pelo menos 2 fêmeas e 1 macho para a polinização, a não ser que use um dos que são autopolinizadores.
Conheço algumas pessoas cujos kiwis nunca produziram nada.
Obrigado.
Cumps.
João

Unknown disse...

Obrigado na mesma.
CTPS
Andre Machado

...Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que acha deste blog?