Páginas

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Sinais de perigo nas plantas! (my plants are in danger)

As plantas mostram quase sempre sinais quando algo não está bem, no caso desta, um pimento, apresenta as folhas mais novas enrodilhadas ou encarquilhadas. 




Habitualmente pego numa lupa ou fotografo em macro e vejo mais em pormenor, e as surpresas aparecem.


Um ataque de afídeos ou piolhos ou pulgão.

Nesta foto vêem-se claramente no túnel da folha enrolada e noutras folhas a presença de afídeos.


Removo-os habitualmente à mão e acabam por cair alguns para o substrato como pode ver-se nesta foto.


O que são afídeos?
Os afídios, afídeos, pulgões ou piolhos-das-plantas são insectos diminutos que se alimentam da seiva de plantas, e servem como vectores de transmissão de vírus e atraem bactérias e fungos prejudiciais às plantas.
A joaninha é um dos seus principais predadores.

Outro sinal de que algo se passa são as formigas, quando vejo formigas numa plantas sei que algo está errado, é comum as formigas protegerem os pulgões para se alimentarem da melada que estes produzem.
Noutro post hei-de escrever um artigo mais detalhado sobre os afídeos.



5 comentários:

Unknown disse...

E para quando um post de Sapos!!!

Unknown disse...

Meu caro Rui
Sapos ou rãs? Vê se te decides pah.
Acho que o meu sapo come os afídeos todos mesmo sendo uma rã!
Só estou à espera que ponha ovos para ver a cor, ehehehhe.
Abraço
João

Uma Horta no Minho disse...

Amigos,

Já me ando a questionar se o sapo, ou a rã, ou Josefa Carlota não passa de um camaleão travestido?...

Mas como este mundo anda virado ao contrário, o pobre bicho - tal e qual os humanos -, andará com os fusíveis queimados...e meteu-se a festejar o Carnaval em plena Primavera...

(estou de partida para a Mongólia...)

P.S. - Abraço,
António

Unknown disse...

Tenho no meu lago uma rã macho que ia gostar de conhecer a tua Rã !
Não a queres trazer aqui? ;-)))

Unknown disse...

Rui

Interrogo-me como sabes que é um macho, coitadas das tuas rãs ou sapos, ehehhehehheh.
Cumps
João

...Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que acha deste blog?