Páginas

terça-feira, 21 de maio de 2013

Como fazer uma sementeira de cenouras em alfobre.

Semeei cenouras (esse vegetal extremamente difícil de domar num solo como o meu, argiloso-calcário) em 01/02/2013 e transplantei em 25 de Março (demoram muito as cenouras) para um dos canteiros altos que tenho em que a terra é diferente, mais arenosa e solta, e comecei a apanhar hoje, para ver, apanhei 2, estavam quase perfeitas, pelo menos até aos 12-15 cm de altura e depois bifurcavam ou entortavam, mas mesmo assim estavam muito melhor que das outras vezes em que tinha plantado, isso animou-me e hoje fiz mais uma sementeira, de 3 variedades.
Semeei-as a 1 cm de profundidade em siro-germ e amanhã vão para  germinador, a Lua está favorável vamos ver se os Deuses concordam.

25 de Cenoura Arco-íris (cenouras de várias cores) F1 e 25 de Cenoura Púrpura F1. Já experimentei o ano passado com resultados interessantes, mas este ano quero ter cenouras de bom tamanho e qualidade.

Coloquei mais do 1 semente por buraco porque umas tinham já 2 anos e as outras 1 ano e meio, e  as dificuldades de germinação aumentam, as sementes vão "perdendo vida" com o tempo.

As mesmas que semeei em Fevereiro, vou melhorar a terra e ver como saem desta vez, o objectivo é ter melhor que as que estou apanhar agora.
Relativamente às marcas das sementes, não sou grande fã das da Dobies, têm períodos em que não nascem e têm outros em que nascem perfeitamente, não entendo!
Quanto às da 123seeds não tenho nada contra sempre nasceram normalmente.

8 comentários:

Simone Felic disse...

certa vez semeie cenouras e ficou muito perto uma da outra e elas não desenvolveram , quando arranquei algumas aí as que restaram cresceram bastante.

http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Olá Simone.
É verdade, no primeiro ano também meti coisas muito juntas umas das outras e não se desenvolviam, todas as plantas precisam de espaço adequado para se desenvolverem e serem saudáveis.
Gosto do seu blog.
beijos

João

Sansoni7 disse...

Olá
Tenho semeado directamente no local, aquelas sementes que vêm em fita e evitam a monda.
Este ano tenho umas caixas de esferovite com sementeiras...para já, a rama está bonita...LOL
Cumprs
Augusto

Unknown disse...

Viva Augusto
Não conheço essas cenouras em fita, parece-me interessante, onde arranjou isso?
Obrigado
Abraço

Sansoni7 disse...

Olá João
Eu tenho comprado nas ljas Lidl...e também não encontrei em mais lado nenhum.
Aliás, no Lidl tem mais sementes...em fita.

Cumprs
Augusto

Unknown disse...

Não fazia ideia Augusto, a próxima vez que lá for vou estar atento.
Obrigado pela informação.
Abraço
João

Sansoni7 disse...

João
Só há este tipo de sementes...na altura em que tem os expositores de sementes.
As embalagens, por norma são maiores e têm uma fita fotografada na frente.
Boa sorte

Cumprs
Augusto

Unknown disse...

Viva Augusto.
Obrigado pela ajuda, provavelmente só voltará haver só para o ano, irei estar atento.
Abraço
João Gomes

...Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que acha deste blog?