Páginas

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

As primeiras flores da esponja!

A esponja (Luffa aegyptiaca; Luffa cyllindrica) resolveu presentear-me com a sua primeira flor, espero que ainda vá a tempo de dar algum fruto, gostaria de perpetuar as suas sementes e também tenho uma grande curiosidade sobre este fruto, que depois de seco produz esponjas de banho.

Esta planta também chamada de bucha, e segundo a wikipedia é uma trepadeira alta da família das cucurbitáceas, do gênero Luffa. Possui folhas palmatilobadas, flores amarelas, rajadas de verde, e bagas obovadas, oblongas, de até 45 cm semelhante ao pepino, alguma variedades podem atigir mais de 1,2 mts; nativa das regiões tropicais do chamado "Velho Mundo".

Subespontânea e/ou cultivada em outras regiões tropicais por seus usos medicinais, brotos e frutos verdes comestíveis, é cultivada especialmente pelas fibras do fruto seco, que tem vários usos principalmente como esfregão de banho, pode ser usada como palmilha, bucha de carga para tiro, etc....

Também é chamada pelos nomes de bucha-dos-paulistas, bucha-dos-pescadores, esfregão, fruta-cocta, fruta-dos-paulistas, gombô-grande, mamalongo e quingombô-grande.





terça-feira, 3 de setembro de 2013

Este ano os pimentos têm produzido como nunca, os picantes, que tenho em vasos, têm estado magníficos, não apresentam qualquer sinal de doença ou deficiência e deram lindos frutos.

Quando cheguei de férias tinhas uns quilos para apanhar, aqui ficam alguns que tratei de colher. As fotos estão muito fraquinhas mas foi o se pôde arranjar.

Naga Bhut Jolokia

Aji Doce

Chupetinho

Cenoura Búlgaro e Murupi

Fishpepper

Trinidad Moruga Scorpion

Murupi

Scotch Bonnet Red

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Este blog voltou de férias, eu é que ainda estou indeciso :)

As férias acabaram, a preguiça instalou-se, o sono é mais que muito e a vontade de estar no computador não abunda por estes lados. Tenho de voltar ao ritmo com que estava antes das férias, ufa... Não vai ser nada fácil.

Durante as férias, as colheitas continuaram (não por mim, claro), os tomates nunca mais acabam, os pimentos estão mais do que bonitos (grande ano), as meloas cresceram para muito bom tamanho, o feijão rasteiro e de trepa continuou a produzir, os pepineiros, mesmo abandonados, continuaram a produzir (!!!) , as abóboras amadureceram, as cenouras cresceram a olhos vistos, as framboesas voltaram a dar (!!!), os maracujás começaram a amadurecer, as courgettes voltaram a dar (!!!), resumindo, continuou tudo o seu caminho, o da vida... a natureza tende sempre a descobrir um caminho para a vida.

Quando cheguei, toneladas de coisas para fazer, folhas secas para tirar, tomateiros para atar, tomate, abóboras, framboesas, feijão, meloas e pimentos para colher, e, muitas outras coisas para pôr em dia, só havia uma coisa que era muito pouca, a minha vontade de fazer fosse o que fosse, por isso fui fazendo o indispensável até ganhar vontade outra vez, o que ainda não aconteceu, eheheh.

Este meu post está difícil, por isso vou postar aqui um pepino que também não teve vida fácil, mas que nunca desistiu, deu uma volta de 180º e seguiu em frente, este será o meu exemplo para me motivar, eheheheh.

Este pepino enfiou-se por um buraco no muro, quando já não conseguiu prosseguir deu meia volta e voltou para trás, mas nunca desistiu.

Não o conseguimos apanhar sem o partir, mas dá para ver como era.

...Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que acha deste blog?