Páginas

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Este tomate ajudou a pagar o empréstimo da casa!

Não foi o empréstimo da minha casa, o que é uma pena mas...

Este tomate foi criado por M.C. Byles em 1930. Byles tinha a alcunha de "Radiator Charlie" devido a ter aberto um negócio de reparação de radiadores junto de uma íngreme colina onde frequentemente os camiões sobreaqueciam. Nunca teve qualquer educação agrícola mas em 6 anos conseguiu estabilizar esta variedade através da polinização cruzada de quatro dos maiores tomates que conhecia.

Em 1940 vendeu tomateiros a 1 dólar cada e conseguiu pagar a hipoteca da sua casa no valor de 6000 dólares em apenas 6 anos. Diz-se que todas as primaveras vinham pessoas de mais de 300 Km de distância para poderem obter estes belos exemplares, que geravam enormes tomates rosa-vermelho com pesos que variavam entre os 450 e os 1250 gramas. Esta variedade vintage é extremamente saborosa, carnuda e tem muito poucas sementes.

Demora cerca de 82 dias (tardio) a produzir tomates, é do tipo indeterminado, muito resistente às doenças e tem grande tolerância à seca.

Vamos ver como corre esta minha primeira experiência.

Deixo-vos uma foto da Tomatofest.


6 comentários:

Sansoni7 disse...

Olá
Creio que esta foi uma das variedades que «fiz o favor de aceitar», do Rui.

Vou pesquizar e se descobrir que «fazem bem aos rins»...lá terei que lhe «dispensar», um ou dois exemplares...:-)

Cumprs
Augusto

Unknown disse...

Viva Augusto,

Não precisas de dispensar nada pois este como era novidade este ano eu semeei 12 sementes e como as sementes eram de excelente qualidade (obrigado João) nasceram todas daí tenho 6 pés desta variedade!
Se desse para pagar a hipoteca da minha casa plantava um camião deles! ahahahahahaha..............é melhor ser dois camiões pois a casa é grande ehehehehehe.......

Unknown disse...

Não percas a fé Rui, se o Augusto te mandar mais alguns, eu também te mando uns 50, em 6 anos pagas tudo, eheheh.
Espero que este não nos desiluda.
Abraço
João

Unknown disse...

Boa tarde,

Onde é que é possivel adquirir sementes/tomateiros desta variedade?

Também gostava de experimentar.

Cumprimentos
Paulo Barreira

Unknown disse...

Viva Paulo, eu adquiri nos Estados Unidos, neste momento não tenho nenhuma, se quiser aguardar para o ano que vem, e, se produzirem, terei todo o gosto em lhe enviar. É só lembrar-me na altura.
Cumprimentos.
João

Unknown disse...

Obrigado João. Vou vêr se não me esqueço para o ano.

...Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que acha deste blog?